Eu adoro brincar com meu filho, sempre tento ter um tempinho pra sentar entre carrinhos e bolas só pra brincar com meu menino lindo.
As vezes tenho q ser atriz e interpretar vários papéis só pra ver aquele sorrisão estampado no rosto do Isaac.
Papai também entra na dança e vira girafa, macaco, leão...
Isaac adora a girafa da Nestlé q o papai me deu e não desgruda dela,apesar de ser da mamãe.
Papai faz a magica e a girafa fala. Isaac fica maravilhado com a girafa falante, mas não é bobo.
De vez enquanto olha pros lábios do papai meio desconfiado, papai tenta disfarçar e a brincadeira continua.
É uma delicia.
São momentos únicos e sei q são extremamente importantes pros bbs.
Peço a Deus que eu sempre tenha tempo e saúde pra brincar com meu filho.
Mas vamos combinar que brincar é bom em qualquer idade!!!
Eu adoro.
Nós na piscina de bolinhas |
Eu no pula-pula |
Andei lendo algo sobre brincadeiras e talz, achei bem interessante esta matéria:
APRENDER BRINCANDO
Brincar é coisa séria
A importância de brincar
A importância de brincar
Brincar
é tão importante para a criança como trabalhar é para o adulto. É o que
a torna ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os
outros; também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a
amar o próximo, a ser solidária.
A criança não é um adulto que
ainda não cresceu. Ela tem características próprias. Para alcançar o
pensamento adulto (abstrato), ela precisa percorrer todas as etapas de
seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Seu primeiro
apoio nesse desenvolvimento é a família. Posteriormente, esse grupo se
amplia com os colegas de brincadeiras e a escola.
Brincando, a criança desenvolve
potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula,
classifica, compõe, conceitua, cria, deduz etc…
Sua sociabilidade se desenvolve;
ela faz amigos, aprende a compartilhar e a respeitar o direito dos
outros e as normas estabelecidas pelo grupo, e a envolver-se nas
atividades apenas pelo prazer de participar, sem visar recompensas nem
temer castigos. Brincando, a criança estará buscando sentido para sua
vida. Sua saúde física, emocional e intelectual depende, em grande
parte, dessa atividade lúdica.
Etapas
O brincar também tem suas etapas de desenvolvimento. A criança começa a brincar sozinha, manipulando objetos. Posteriormente, procurará companheiros para as brincadeiras paralelas (cada um com seu brinquedo). A partir daí, desenvolverá o conceito de grupo e descobrirá os prazeres e frustrações de brincar com os outros, crescendo emocionalmente.
Etapas
O brincar também tem suas etapas de desenvolvimento. A criança começa a brincar sozinha, manipulando objetos. Posteriormente, procurará companheiros para as brincadeiras paralelas (cada um com seu brinquedo). A partir daí, desenvolverá o conceito de grupo e descobrirá os prazeres e frustrações de brincar com os outros, crescendo emocionalmente.
Brincar em grupo evita que a
criança se desestimule, mesmo quando ainda não sabe brincar junto. Ela
aprende a esperar sua vez e a interagir de forma mais organizada,
respeitando regras e cumprindo normas. Com os grupos ela aprende que, se
não encontrarmos uma forma eficiente de cooperar uns com os outros,
seremos todos prejudicados. A vitória depende de todos. Aprende-se a
ganhar e a perder.
A atividade lúdica produz entusiasmo. A criança fica alegre, vence obstáculos, desafia seus limites, despende energia, desenvolve a coordenação motora e o raciocínio lógico, adquirindo mais confiança em si e aprimorando seus conhecimentos.
Escolhendo os brinquedos
Veja algumas indicações que podem ajudar a escolher os brinquedos:
• Interesse
É o brinquedo que convida a brincar, que desafia seu pensamento.
• Adequação:
Deve atender a etapa de desenvolvimento em que a criança se encontra e suas necessidades emocionais, sócio-culturais, físicas e intelectuais.
• Apelo à imaginação:
Deve estimular a criatividade e não limitá-la.
• Versatilidade:
O brinquedo pode ser usado de diferentes formas, explorando a inventividade.
• Composição:
As crianças gostam de saber como o brinquedo é por dentro.
• Cores e formas:
O colorido, texturas e formas diferentes a estimulam sensorialmente.
• Tamanho:
Deve ser compatível com sua motricidade (quanto menor a criança, maiores serão as peças do brinquedo).
• Durabilidade:
Brinquedos muito frágeis causam frustração não somente por que se quebram, mas também porque não dão à criança tempo suficiente para estabelecer uma relação com eles.
• Segurança:
Este é um dos mais importantes itens na escolha de um brinquedo. Deve ser feito de tinta atóxica, sem pontas e arestas nem peças que possam se soltar.
Quanto à brincadeira
• Dê tempo para que a criança possa explorar o material, deixando que ela tente sozinha, mas estando disponível se precisar de ajuda.
• Estimule sua auto-estima; faça com que ela se sinta capaz de aprender, dando-lhe o tempo que precisar.
• Encoraje suas manifestações espontâneas, permita que ela tome a iniciativa.
• Introduza propostas novas, estimulando a resolução de problemas.
• Escolha brinquedos adequados ao nível de desenvolvimento e interesse da criança.
• Aumente a dificuldade se notar que o jogo está fácil demais e reduza-a se estiver além de seu entendimento.
A atividade lúdica produz entusiasmo. A criança fica alegre, vence obstáculos, desafia seus limites, despende energia, desenvolve a coordenação motora e o raciocínio lógico, adquirindo mais confiança em si e aprimorando seus conhecimentos.
Escolhendo os brinquedos
Veja algumas indicações que podem ajudar a escolher os brinquedos:
• Interesse
É o brinquedo que convida a brincar, que desafia seu pensamento.
• Adequação:
Deve atender a etapa de desenvolvimento em que a criança se encontra e suas necessidades emocionais, sócio-culturais, físicas e intelectuais.
• Apelo à imaginação:
Deve estimular a criatividade e não limitá-la.
• Versatilidade:
O brinquedo pode ser usado de diferentes formas, explorando a inventividade.
• Composição:
As crianças gostam de saber como o brinquedo é por dentro.
• Cores e formas:
O colorido, texturas e formas diferentes a estimulam sensorialmente.
• Tamanho:
Deve ser compatível com sua motricidade (quanto menor a criança, maiores serão as peças do brinquedo).
• Durabilidade:
Brinquedos muito frágeis causam frustração não somente por que se quebram, mas também porque não dão à criança tempo suficiente para estabelecer uma relação com eles.
• Segurança:
Este é um dos mais importantes itens na escolha de um brinquedo. Deve ser feito de tinta atóxica, sem pontas e arestas nem peças que possam se soltar.
Quanto à brincadeira
• Dê tempo para que a criança possa explorar o material, deixando que ela tente sozinha, mas estando disponível se precisar de ajuda.
• Estimule sua auto-estima; faça com que ela se sinta capaz de aprender, dando-lhe o tempo que precisar.
• Encoraje suas manifestações espontâneas, permita que ela tome a iniciativa.
• Introduza propostas novas, estimulando a resolução de problemas.
• Escolha brinquedos adequados ao nível de desenvolvimento e interesse da criança.
• Aumente a dificuldade se notar que o jogo está fácil demais e reduza-a se estiver além de seu entendimento.
E lembre-se: quando apresentar
um brinquedo a seu filho, demonstre interesse. Uma caixa vazia,
dependendo de como lhe for apresentada, poderá virar uma casa, um barco,
um carro, uma torre, uma cama de bonecas, um fogão... ou, simplesmente,
uma caixa vazia.
Dra. Sandra Kraft do Nascimento
Publicação: Janeiro 2000 - Edição: 3
Fonte:http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?texto=36
6 comentários:
Olha que bom os dois brincando rs
bj
Que lindoooos...
Concerteza é otimo voltar a brincar, ainda mais com nossos filhos, lembramos da nossa infancia ne....
É muito bom...
Bjs
Aii que delícia!!
Brincar com os filhotes é tudo de bom, né!
As suas dicas estão ótimas!
Um abraço da Equipe Recanto.
ai eu amo brincar com a Clarice, mas o q eu mais amo é dançar com ela, é so colocar em um canal d clipes e se soltar hahaha adooooro! e pula-pula tb, nos divertimos de mais! rsrsrs bjssssssssss
Oi Queli tudo bom?
Pra vc entender o meu problema tem que ler esse post
http://www.blognossahistoria.com/2012/02/explicando.html
Beijoos
Oi Queli, eu adoro brincar e foi isso mesmo que aconteceu. Depois que me tornei mãe voltei a ser criança e brinquei muito na piscina de bola, no pula-pula e tudo o mais.
Amei o seu post e as dicas.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/
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