sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Uma mãe primitiva.

Sempre leio muito sobre maternagem consciente, leio as experiências de outras mães, comento o que a mãe A conseguiu realizando o que a Fulana de Tal escreveu em seu livro,seu blog no face.
Sempre vejo muitas receitas, dicas, rotinas e quanto mais eu leio mais eu vejo que existem tantas e mais tantas mães como eu que estão sempre em busca de respostas para nossas perguntas. Existem tantas mães querendo ser mais bem preparadas para educar seus filhos e por isso hoje existe toda essa infinidades de artigos de "como ser a mãe perfeita".
Confesso que as vezes me sinto um ET.
Leio, leio, leio e acabo seguindo mais os meus instintos do que seguindo as receitas mágicas.
Fico pensando em como era mais fácil no tempo da minha mãe.
Claro que nesse tempo já existiam os palpiteiros, mas era tudo muito no instinto. Não havia tanta cobrança e acredito até que as mães eram mais felizes, mais leves, mais calmas.
Quando converso com pessoas mais velhas sobre maternidade vejo que as idéias são bem diferentes, mas ainda não vi uma mãe tão desesperada quanto as de hoje.
Lá no mundinho dos antigos nem eram tão acaloradas as brigas sobre Parto normal x cesárea, Leite materno x Leite artificial...
Será que esse era o verdadeiro paraíso da maternagem??
Eu sou muito preocupada mas não sou muito metódica, mas quando converso com minha mãe me sinto uma neurótica. Pra ela as coisas parecem tão simples.
Esses dias me peguei lutando pra fazer o Isaac largar a chupeta, daí minha mãe na sua serenidade sobre maternagem vem e diz :
Por que você quer fazer isso agora?
Eu, perplexa, respondo:
Porque ele já tá muito grandinho. A chupeta pode atrapalhar a fala, os dentes vão ficar tortos... bla bla bla...
Ela só respondeu:
"Nunca fiz isso com vocês, deixei chupar chupeta até maiorzinho, não sei por que você é tão ruim.
A chupeta fez mal a algum de vocês?" (somos 3 irmãos)
Minha cara foi no chão.
Como minha mãe em alguns segundos conseguiu derrubar o que horas de leituras me levou a acreditar??
No fim ela ainda diz :"Ainda não chegou a hora dele largar a chupeta, a hora vai chegar, mas não é agora."
Se ela falou, tá falado !
Desencanei (só um pouquinho) da chupeta.
Sigo lendo tudo que encontro e vou retendo o que considero bom.
Na verdade sou uma mãe primitiva utilizando os privilégios que a modernidade me dá mas aliando a sabedoria do passado com a enxurrada de informação do presente.
Ser mãe é coisa complicada demais!

5 comentários:

Cláudia Leite disse...

Ha, bom ter a mãezinha por perto para nos dar opnião neh?
Também acho que nos dias atuais são muitas cobranças, não só para nós, mas para os pequenos tb. É uma necessidade de ser independente cedo, de dormir sozinho e coisas assim!
Essa discursão de parto isso e aquilo, amamentação, cansa mesmo neh?
É que a modernidade trouxe o poder de escolha, mas ao mesmo tempo trouxe mais cobranças.
Minha mãe tb acha bem normal cama compartilhada, usar mamadeira, cortar bicos (hoje ninguém mais corta os bicos, se não serve mais passa pro copo).
Hoje vc tm que dar açúcar orgânico, a criança come comida diferente da nossa até não sei quantos anos!
A avó do meu marido disse que com menos de 1 ano as crianças já comiam a comida de todo mundo mesmo, sem fazer nada separado.

AI... esse assunto vai longe!!!

bjao e bom final de semana!

Camila Sabino disse...

queli vou te ser sincera, sou uma das mães primitivas, sigo meus instintos,não fico me prendendo a artigos, dicas entre outras coisitas mais.
Até começei, lendo bastante seguindo dicas para o sono deles, segui direitinho e nada deu certo, quando resolvi fazer da formo que achava correto tudo desenrolou.
Esses brigas discurçoes sobre PCxPN, LAxLM procuro nem ler para não me extressar.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk eh verdade viu amiga...eu me apego na leitura atual sim, mas sem desacreditar nem descartar os conselhos das outras geracoes.. por exemplo, qdo a lolo caiu de cabeca essa semana, a primeira coisa que eu fiz foi pegar uma faca e "cortar" o galo 3 vezes... coisa que a minha avó sempre fazia com a gente..... mas desencana um pouco da chupeta sim, eu tb acho que ainda eh cedo... deixa ele curtir mais um pouquinho...ririririr, bjao meu e da lolozinha tb. jenifer.

Fafá disse...

Vc tem razão!Ser mãe hoje em dia é muito complicado...pena que eu não tenho a minha mais pra poder me aconselhar!Hoje em dia é um tal de: se vc dorme com a criança faz mal, se deixa chorar no berço faz mal, se pega quando chora deixa mal acostumado, se não dá peito é julgada, se dá peito depois de 1 ano é mãe grudenta que não deixa o filho se alimentar direito...e por aí vai!Ah não!Me poupe!rs!Não sou neurótica não, mas sou extremamente metódica e isso às vezes mais atrapalha do que ajuda!rs!

Anjinho disse...

Complicada e boaaaaaaaaaaaaa.
bjus amiga....